sábado, 8 de março de 2008

O PREÇO DO PETRÓLEO

O Preço do Petróleo é muito instável. O seu preço aumenta constantemente. Isso deriva do facto de ele ser um bem muito utilizado e escasso. Algumas pessoas defendem que o petróleo é a causa de inúmeras guerras. Essas opiniões são retratadas na figura. (ver a figura na edição impressa). O Aumento do preço do petróleo vai ter consequências gravíssimas a nível do orçamento familiar. Mas porque é que isso acontece???
Tal como foi dito anteriormente, um das desvantagens do petróleo é o facto de criar dependência no mundo, mesmo àqueles que não o utilizam directamente. Deste modo, é comum ouvirmos a pergunta “Visto que eu não tenho carro, porque é que o preço do petróleo me vai prejudicar economicamente?”.
Isso acontece, porque mesmo que nós não utilizemos o petróleo directamente, iremos SEMPRE utilizá-lo indirectamente. Por exemplo, o aumento do preço do petróleo, irá aumentar o preço do gasóleo/gasolina, e consequentemente o preço dos transportes públicos. Mas mesmo que não utilizemos estes transportes, os alimentos que compramos nos supermercados, foram transportados até ao supermercado. O aumento do custo gasto nesse transporte, vais ser responsável pelo aumento de gastos das empresas, que para cobrirem essas despesas acrescidas, irão aumentar os preços dos seus produtos.
Assim, parece incrível, mas aquilo que nos parece o simples aumento de um barril de petróleo, vai aumentar os mais variados produtos, e assim ter consequências directas com o orçamento das famílias.

Sem comentários: